Pigeon Angels
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Pigeon Angels

RegisterSearchLatest imagesHomeLog in
At this time Pigeon Angels forum is in an archive status. For assistance please log into Pigeon Angels Facebook by clicking the following link. Thank You https://www.facebook.com/groups/176239232007/?hc_location=stream

String Injury

Go down 
2 posters
AuthorMessage
Nilay

String Injury Empty
PostSubject: String Injury   String Injury Icon_minitimeTue May 22, 2012 10:34 am

Hey everyone, it's been a while :)

I recently found out that one of the pigeons that I feed has this nasty string strangulating one of his toes...I'm not sure what to do, because even if I grabbed him I don't think could remove that string without injuring him more as it's really deep now, and his toe is quite swollen. I'm afraid of attempting to cut it myself because I might end up doing worse. He doesn't stand on it anymore and lays down all the time.

Any help or advice would be very appreciated!
Back to top Go down
Teresa
Administrative Member
Teresa

String Injury Empty
PostSubject: Re: String Injury   String Injury Icon_minitimeTue May 29, 2012 3:39 pm

Quick update on the conversation:

Nilay wrote:

Olá Teresa! Espero que esteja tudo bem contigo e os teus :).

Estou com um problema...Um dos "meus" pombinhos está com um fio a estrangular-lhe um dedo. Já ponderei apanhá-lo (porque ele deixa-me pôr as mãos bem perto dele) mas não sei se serviria de alguma coisa porque o fio já está muito "lá dentro" (o dedo está inchado) e acho que não conseguiria cortá-lo sem o magoar. Nem sei como conseguiria mantê-lo calmo tempo suficiente para tentar!

Ideas?

Teresa wrote:

Olá Nilay,

Esse fio precisa de sair, senão a infecção pode custar a vida ao pombo. E aliás é muito doloroso.
Se é fácil apanhá-lo, é mais fácil mantê-lo calmo -- tapar-lhe a cabeça, de modo que ele respire bem mas não veja. Pombo que não vê, não voa, e normalmente não se mexe quase nada. O que eu faço é embrulhar o paciente numa toalha e pô-lo em cima de uma almofada que se lhe molde um pouco ao corpo. Assim fica confortável e um tanto imobilizado, e nem se importa muito de ficar de pernas para o ar. Mas a cabeça deve ficar mais alta que a cauda.

Quem já tem um bocado de prática a lidar com fios, aí em Lisboa é a nossa Rosa, e se está com receio de tentar, talvez ela possa tratar o pombo. Ela não tem aparecido por aqui, mas está no Facebook.

Se quiser meter mãos à obra, este artigo é óptimo:
http://www.pigeonangels.com/t146-feet-string-and-thread-injuries
Em vez de Bach's Flower Remedy pode usar-se vaselina, e o Metacam, aqui em Portugal pode comprar-se facilmente em qualquer farmácia sem receita. Administrar uma gota (não mais) 15-20 minutos antes de começar o tratamento. O Metacam é anti-inflamatório e alivia as dores, mas eu nunca uso mais do que 1 gota por dia, durante 4 dias no máximo (porque mais é tóxico) a não ser que o veterinário recomende outra coisa.

Outra coisa: se a pata está infectada, ele vai precisar de um antibiótico (Baytril é o melhor).
Como saber se a pata está infectada? Patas inchadas e muito quentes, vermelhas; dedos com descoloração, a ficarem pretos; áreas inchadas amarelas (pus) -- nestes 3 casos há infecção.

Boa sorte! Eu vou espreitando a saber como as coisas vão!

Nilay wrote:

Olá Teresa,

Infelizmente o dedo já está negro e a dobrar para trás num ângulo esquisito...Parece-me que mais um dia ou dois e vai mesmo cair...

Teresa wrote:

Isso assusta um bocado, mas é boa notícia! Significa que o corpo dele está a rejeitar o dedo infectado, e se o dedo está preto então não há circulação sanguínea que leve as toxinas ao resto do corpo. Portanto o melhor agora é deixar o dedo acabar de secar e caír por si, e quando cair já haverá uma cicatriz por baixo, e o pombo vai ficar OK.
São extraordinários, estes bichos, têm um poder de recuperação que é um assombro!

In short, the constricted toe is turning black and should be falling off very soon, if it hasn't done so already, and it seems like the pigeon is going to be fine. Smile

Back to top Go down

String Injury
Back to top 
Page 1 of 1
 Similar topics
-
» Hair (not string) Injury
» String Injury Video
» String injury found me!!!
» It's string injury season again
» Severe string injury 14 months later