Nilay
| Subject: String Injury Tue May 22, 2012 10:34 am | |
| Hey everyone, it's been a while :)
I recently found out that one of the pigeons that I feed has this nasty string strangulating one of his toes...I'm not sure what to do, because even if I grabbed him I don't think could remove that string without injuring him more as it's really deep now, and his toe is quite swollen. I'm afraid of attempting to cut it myself because I might end up doing worse. He doesn't stand on it anymore and lays down all the time.
Any help or advice would be very appreciated! | |
|
Teresa Administrative Member
| Subject: Re: String Injury Tue May 29, 2012 3:39 pm | |
| Quick update on the conversation: - Nilay wrote:
Olá Teresa! Espero que esteja tudo bem contigo e os teus :).
Estou com um problema...Um dos "meus" pombinhos está com um fio a estrangular-lhe um dedo. Já ponderei apanhá-lo (porque ele deixa-me pôr as mãos bem perto dele) mas não sei se serviria de alguma coisa porque o fio já está muito "lá dentro" (o dedo está inchado) e acho que não conseguiria cortá-lo sem o magoar. Nem sei como conseguiria mantê-lo calmo tempo suficiente para tentar!
Ideas? - Teresa wrote:
Olá Nilay,
Esse fio precisa de sair, senão a infecção pode custar a vida ao pombo. E aliás é muito doloroso. Se é fácil apanhá-lo, é mais fácil mantê-lo calmo -- tapar-lhe a cabeça, de modo que ele respire bem mas não veja. Pombo que não vê, não voa, e normalmente não se mexe quase nada. O que eu faço é embrulhar o paciente numa toalha e pô-lo em cima de uma almofada que se lhe molde um pouco ao corpo. Assim fica confortável e um tanto imobilizado, e nem se importa muito de ficar de pernas para o ar. Mas a cabeça deve ficar mais alta que a cauda.
Quem já tem um bocado de prática a lidar com fios, aí em Lisboa é a nossa Rosa, e se está com receio de tentar, talvez ela possa tratar o pombo. Ela não tem aparecido por aqui, mas está no Facebook.
Se quiser meter mãos à obra, este artigo é óptimo: http://www.pigeonangels.com/t146-feet-string-and-thread-injuries Em vez de Bach's Flower Remedy pode usar-se vaselina, e o Metacam, aqui em Portugal pode comprar-se facilmente em qualquer farmácia sem receita. Administrar uma gota (não mais) 15-20 minutos antes de começar o tratamento. O Metacam é anti-inflamatório e alivia as dores, mas eu nunca uso mais do que 1 gota por dia, durante 4 dias no máximo (porque mais é tóxico) a não ser que o veterinário recomende outra coisa.
Outra coisa: se a pata está infectada, ele vai precisar de um antibiótico (Baytril é o melhor). Como saber se a pata está infectada? Patas inchadas e muito quentes, vermelhas; dedos com descoloração, a ficarem pretos; áreas inchadas amarelas (pus) -- nestes 3 casos há infecção.
Boa sorte! Eu vou espreitando a saber como as coisas vão! - Nilay wrote:
Olá Teresa,
Infelizmente o dedo já está negro e a dobrar para trás num ângulo esquisito...Parece-me que mais um dia ou dois e vai mesmo cair... - Teresa wrote:
Isso assusta um bocado, mas é boa notícia! Significa que o corpo dele está a rejeitar o dedo infectado, e se o dedo está preto então não há circulação sanguínea que leve as toxinas ao resto do corpo. Portanto o melhor agora é deixar o dedo acabar de secar e caír por si, e quando cair já haverá uma cicatriz por baixo, e o pombo vai ficar OK. São extraordinários, estes bichos, têm um poder de recuperação que é um assombro! In short, the constricted toe is turning black and should be falling off very soon, if it hasn't done so already, and it seems like the pigeon is going to be fine. | |
|